ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 17-1


Poster (Painel)
17-1DESCOLORAÇÃO DO CORANTE ALARANJADO G POR LEVEDURAS ISOLADAS DE VEGETAÇÃO SOBRE AFLORAMENTO ROCHOSO NO RECÔNCAVO BAIANO
Autores:Freitas, T.S. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; SILVA, L. A. S. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Cazetta, M.L. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Resumo

Devido ao crescimento populacional desenfreado e o consequente aumento da atividade industrial com o passar das décadas, problemas ambientais tem surgido com frequência e a indústria têxtil aparece como uma das protagonistas, gerando grandes volumes de efluentes, os quais podem causar problemas de contaminação ambiental. Diversos estudos estão sendo realizados com a finalidade de desenvolver técnicas capazes de minimizar a toxicidade destes efluentes industriais, dentre eles as pesquisas utilizando microrganismos capazes de degradar estas substâncias com eficácia e baixo custo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de descoloração do corante Alaranjado G das leveduras isoladas de vegetação sobre afloramento rochoso da Serra da Penha e Serra da Pioneira no Recôncavo Baiano. Os testes de descoloração em meio líquido foram realizados em Erlenmeyers de 250 mL, contendo Meio Normal de Descoloração (MND) composto por: extrato de levedura 0,25%; KH2PO4 0,5%; MgSO4.7H2O 0,05%, CaCl2 0,013% e Glicose 2% acrescido do corante Alaranjado G na concentração de 50 ppm. Após crescimento em placas de Petri durante 48 horas, um inóculo padronizado com Densidade Ótica de 0,8 nm foi adicionado ao meio MND com corante e, como controle, foi utilizado o mesmo meio sem inóculo. Os ensaios foram realizados durante 5 dias e, a cada 24 horas, foi retirada uma alíquota de 2 mL e centrifugada a 5000 rpm por 20 minutos. Foram observados os seguintes parâmetros: a coloração do meio, a coloração da biomassa, o pH final e a porcentagem de descoloração, por meio do acompanhamento da diminuição da cor por espectrofotometria a 460 nm. Dentre as 84 cepas estudadas, 15 leveduras mostraram capacidade de realizar uma remoção acima de 90% do corante. Os isolados LSP 08 e LSPi L1 foram os que mostraram maior eficiência apresentando 99% de remoção do Alaranjado G em 24h, com pH final de 3,4 e 3,2 respectivamente. Desta forma conclui-se que estas leveduras são promissoras para utilização no tratamento de efluentes oriundos de indústrias têxteis.


Palavras-chave:  biodegradação, corante industrial, fungos